domingo, 28 de outubro de 2007

A religião na Polónia

Estive uns dias sem postar mas vou voltar à actividade até porque há umas coisas que ficaram por contar, incluindo uma viagem à bela cidade de Wrocław.

Hoje vou divagar um pouco sobre o catolicismo na Polónia.
É do conhecimento de todos que a Polónia é um país extremamente católico, de onde o saudoso Papa João Paulo II é originário. Apesar disso, não estava bem à espera da realidade que encontrei numa missa polaca.

Na semana passada uma turca (muçulmana) aqui da residência demonstrou vontade de ir conhecer um culto católico e então lá fomos à igreja mais próxima da residência. Claro que a igreja tem a imponência própria das típicas igrejas polacas, ao nível de uma qualquer catedral portuguesa, e desde logo esse aspecto é fundamental. Eu prometi-lhe explicar tudo o que se estava a passar mas surgiram vários obstáculos:

  • ela não tinha a mínima ideia do que era um culto cristão;
  • o meu vocabulário inglês é restrito para explicar tudo o que se passa;
  • pequenos pormenores do culto também foram novidade para mim;
Bem, a verdade é que no fundo ela gostou e demonstrou vontade de regressar, dada a escassez de mesquitas por estes lados.

Mas o verdadeiro facto que me impressionou foi a quantidade de jovens. Não será exagero se disser que 90% das pessoas tinham menos de 30 anos... Talvez contribua para isso a hora da missa, já que começou as 19:00 mas mesmo assim não deixa de ser impressionante grupos enormes de rapaziada a atravessar as portas da igreja em profunda meditação. Algo que não é fácil de ver em Portugal. No final, parecia uma procissão de jovens em direcção à zona onde moro (carregada de residências de estudantes). Esta situação deixou-nos a ambos boquiabertos dado que pelos vistos na Turquia acontece um pouco o que acontece em Portugal.


3 comentários:

Patrícia Posse disse...

Bem, acho mto bem k voltes à actividade!! E k ñ deixes de estar atento ao k te rodeia;) conserva-te observador ;)
***

otherplace disse...

olha sou de coimbra e estou a pensar ir fazer erasmus para lodz para o ano, gostaria que me desses mais informações sobre a cidade e se tiveres tempo claro... o meu mail é paulasoprano@hotmail.com o meu nome é Rui Paula gratos pela compreensao abraço e bom erasmus

Ricardo Cruz disse...

Bem que deves precisar de ir à missa... Para confessar todos os pecados que andas a fazer pelas terras do "fim-do-mundo"! :)