quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Primeiros dias

Pois é… Depois de tanto tempo preparando a viagem finalmente já me encontro na Polónia. Só hoje pude escrever no blog porque tivemos alguns problemas para conseguir ligação à Internet a partir do nosso quarto. O responsável pela Internet daqui da residência apenas atende das 20:00 às 22:00 (?) e mesmo a essa hora nem sempre está bem disposto…

Bem, vou então fazer um pequeno resumo dos primeiros dias.

Dia 1 (viagem + primeira noite na residência)

O primeiro dia foi talvez o mais complicado… Depois de uma longa viagem de avião chegámos por volta das 20:30 a Varsóvia e sabíamos que o último autocarro para Lodz seria às 21:00…


Eu e o Lamelas no avião


As primeiras impressões foram um bocado esquesitas… Os taxistas pareciam homens da máfia russa do tempo da guerra fria abordando-nos a cada passo dizendo ‘Táxi?’ em tom ameaçador. Lá tentámos procurar a paragem do bus e deu logo para perceber que pouca gente fala inglês. Os 12 graus de Varsóvia e a chuva intensa contrastavam fortemente com os 28 graus e o sol radioso com que deixamos o Porto. Depois de uma viagem de 2 horas num mini-bus chegamos então a Lodz.


Eu no bus


Primeiras notas: chuva, frio, pouquíssimos carros, ninguém na paragem de autocarros, todas as lojas fechadas, edifícios velhos. Apanhámos um táxi e dirigimo-nos ao dormitório. À chegada do dormitório fomos atendidos por uma senhora bem antipática que mal falava inglês. Logo depois encontrámos a minha mentora que nos tentou levar a qualquer sítio comer, mas infelizmente tudo estava fechado. Solução: comer algo que ela tivesse no quarto (sim, porque nós não tínhamos mesmo nada connosco e não tivemos tempo em Varsóvia para comprar nada…). Comemos à porta do quarto pois a colega já dormia, e o menu foi bem bom! Maçãs, chá, chocolates e arroz com uma coisa qualquer tipo carne picada com molho de tomate. Ela disse que era a comida mais famosa entre os estudantes porque era a mais barata. :P Bem, tivemos sorte porque nos surgiu um anjinho que nos deu de comer senão teria sido bem difícil. Ao chegar ao quarto ainda deu para conhecer os nossos vizinhos do lado, o Tuomo da Finlândia e o Jens da Alemanha.

Dia 2

Acordámos com o finlandês a bater a porta e rapidamente saímos da cama porque já era um pouco tarde para a nossa primeira aula de polaco (a quarta para os restantes erasmus). Como podem imaginar a aula foi desastrosa… É giro como conseguem meter 7 ou 8 consoantes seguidas numa palavra e aquilo que supostamente seria o mais simples, os números, são altos palavrões. A nossa turma é composta por franceses, alemães, turcos e italianos. Os alemães têm visivelmente mais facilidade em aprender os sons. Depois da aula fomos ao encontro das duas portuguesas (a Joana e a Mariana) que estarão aqui connosco nos próximos meses.

Fomos em direcção ao centro da cidade e almoçámos numa telepizza. Eu e o André comemos uma pizza média (bem grandita) e bebemos duas colas. Pagamos aproximadamente 6 euros. Em seguida fomos comprar um cartão de telemóvel polaco, fomos tentar abrir uma conta no banco polaco do mesmo grupo do milénio BCP e em seguida dirigimo-nos para o maior shopping daqui da zona, o Manufaktura. Jantámos uma coisa típica qualquer e em seguida fomos às compras para a ‘casa’. Chegámos ao dormitório e pela primeira vez fomos a uma discoteca polaca. Meio litro de cerveja na discoteca custa 5 zloty (+- 1,25€). Os transportes funcionam bastante bem e são bastante baratos.

Dia 3

Chegámos à aula com meia hora de atraso e tentámos explicar à professora que em Portugal é natural toda a gente chegar atrasado. :P No intervalo das aulas conhecemos a outra portuguesa (Sofia) que também está no curso de polaco. Fomos com os italianos almoçar pela primeira vez à suposta cantina e estranhei que o preço da refeição fosse similar ao da cantina portuguesa. Raramente comi em restaurantes com tanto requinte. Pelos vistos a verdadeira cantina ainda se encontra fechada então a nossa cantina é o restaurante de um hotel… Nada mau para estudantes.
A nossa cantina :P Apenas italianos e portugueses... Eu estava a tirar a foto

Durante a tarde fomos à aula de canto polaco onde aprendemos quatro músicas tradicionais (mais uma tarde de comédia) e acabamos por ir de novo ao Manufaktura jantar. Em seguida fomos ver um concerto dos Alphaville e seguimos depois para um ‘Club’ como são chamados por aqui os bares/discotecas onde se encontravam o restante grupo de erasmus. O Kalitska Club é bem interessante, tem 3 andares e encontra-se sempre cheio. Não é propriamente barato mas é um sítio giro porque tem zonas para dançar, para conversar ou para apanhar ar. Uma curiosidade: o bengaleiro é gratuito. Comecei então a aperceber-me da diferença de estilos de vida dos nossos vizinhos. O finlandês só quer copos (mas só às sextas e aos sábados) e praticamente não come. O alemão é daquelas pessoas super calmas, super atinadinho, anda sempre a apanhar o lixo que vê e a colocar no caixote e mostra-se extremamente interessado por todas as actividades organizadas para dar a conhecer a cidade. Anda sempre com a termus atrás carregada de chá. :P Apesar de tudo dão-se extremamente bem, excepto quando o finlandês mete 400 pessoas (apenas no fim de semana) a beber dentro do quarto. :P

Dia 4 (Sábado)

Acordámos tarde e fomos comer à cantina-restaurante. Passamos a tarde na residência e metemos uma montanha de gente no quarto onde estivemos imenso tempo a conversar e a beber qualquer coisita.

O britânico, os finlandeses e o Matthias (alemão)

À noite fomos jantar ao shopping e fomos a um café tipo ‘Central da cerveja’ ver o futebol. Como devem imaginar nos golos de Portugal ia sendo calcinado… :P Apesar dos olhares provocadores tudo acabou bem e eu e o meu cachecol fomos vivos para casa… No final do jogo um polaco veio ter comigo e disse num português quase correcto: “Vai para o car**** e obrigado”. Lol enfim… Antes de ir para casa ainda fui a uns bares com o pessoal italiano. Não tenho fotos deste dia porque resolvi não levar a máquina não fosse alguma coisa correr mal durante o jogo. :)

Amanhã coloco um post com a descrição da minha festa de anos.

12 comentários:

Tiago disse...

Ei!!!

LOL, altas aventuras para os primeiros tempos! O polaco parece bem complicado, mas deviam experimentar o brasileiro!!!!

;)

Unknown disse...

Estou a ver que isso aí está ser do melhor...Ainda bem...a sério...mas vê se voltas depressa que ainda não passou uma semana e já estou cheia de saudades...E não dês muito trabalho ao Lamelas... :)
Beijo

Anônimo disse...

"Meio litro de cerveja na discoteca custa 5 zloty (+- 1,25€)"

Isso sim é qualidade!:)

Diverte-te por aí!

Abraço

mike

Anônimo disse...

ai nandinho...
nem te sei dixer em k parte mais me ri.. =)
fico contente por te estares a divertir a "crescer"..

beijoca***
p.s.: dps tens k ensinar as musikinhas em polaco.. =P

Anônimo disse...

Lol lol lol... Sem qq duvida k s nota k t estás a divertir.. N era d esperar outra coisa d ti... Mas estou extremament xocada com a noção de português k estás a levar pr aí... ATRASADOS??? É tua missão cm recente emigrante levar até aos polacos e restantes erasmus as maravilhas d portugal e n os seus péssimos hábitos... Lol Diverte t mt coração e quero ver s m trazes alguma recordação.. lol Ha e dsclp lá os n parabens k t dei... Lol

Grande ideia o blog ;)

Simão disse...

Hey! Aonde é q eu tenho q levar os teus papeis? =P

Have fun!

Fernando Pires disse...

Lol tb nao sei! Mas eu depois informo-te... Deixei os papeis na Lina na secretaria... Já os tens?

Anônimo disse...

bello sto blog

Anônimo disse...

tou a ver ke snhor fernando anda aproveitar e expandir novos horizontes :)
é mto bem... eu ando a ver se consigo ir pa lituania...
porta-te bem rapaz

Renato

Anônimo disse...

Olá Nandinho e Lamelinhas (que fofo)

Espero que isso esteja a ser tão divertido como parece :).
BTW o polaco pode ser complicado e uma polaca a falar inglês pode não ser muito comum de qualquer das maneiras nós por cá tivemos sorte a polaca lá de casa fala português bastante bem ;)

Um grande abraço para os dois e não se esqueçam de me trazer uma polaca desmontada.

Rui

Anônimo disse...

Ah desculpem esqueci-me de referir que os chocolates polacos são muito maus (a polaca trouxe para todos), espero que não se tenham esquecido de levar chocolates de cá :p

Rui

Simão disse...

Tenho tudo sim senhor!=) bem guardados, com a minha vida! =P